EXCLUSIVO: Lotthar Matthaus fala sobre a Copa do Mundo

Extraído de: Goal   Julho 09, 2010

Ex-jogador falou com a reportagem de Goal.com Alemanha

A ex-estrela do Bayern de Munique e da Inter , Lotthar Matthaus, fez 150 jogos pela Seleção Alemã. Goal.com falou com o lendário jogador para discutir as performances da Itália e da Alemanha na Copa do Mundo de 2010.
Sr. Matthaus, qual é sua opinião sobre as atuações da Alemanha na Copa do Mundo ?

Lothar Matthaus:

O time agradou a milhões de torcedores com seu estilo energético de jogar ao longo do torneio. Mesmo assim, eles chegaram longe assim porque tiraram vantagem dos erros que a Argentina e a Inglaterra cometeram.

Então parcialmente por causa dos planos táticos de seu amigo Diego Maradona?

Lothar Matthaus:

Uma coisa é certa. A Argentina é capaz de jogar muito melhor do que fez contra a Alemanha . Eles tornaram as coisas bem mais fáceis para a Nationalelf.

A Espanha dominou a Alemanha mais uma vez...

Lothar Matthaus:

Certamente, a Espanha jogou uma partida extraordinária e deixou a Alemanha sem chance. Ficou claro que a maioria do time espanhol atua junto hoje em dia. Tudo saiu com muita fluência no time deles. Normalmente, leva-se anos para um time jogar daquela maneira. O time alemão está no caminho certo, mas ainda não chegou lá.

Ainda há espaço para Michael Ballack na nova Alemanha ?

Lothar Matthaus:

É um fato que a equipe fez uma grande campanha na Copa. Então dessa perspectiva, parece que Ballack não é mais necessário. Mas não sou eu que tomo esta decisão, e sim o técnico da Alemanha .

Qual jogador alemão lhe impressionou mais nesta Copa do Mundo ?

Lothar Matthaus:

Thomas Müller! O menino estava na terceira divisão da Alemanha um ano atrás. E agora se tornou um dos melhores jogadores do país, marcando gols e dando assistências. Isso ilustra a sua classe. Existem poucas dúvidas quanto a um futuro brilhante para ele.

Quem é seu favorito para ser o 'jogador do torneio'?

Lothar Matthaus: Acho que o Jogador do Torneio será alguém que vencerá a Copa do Mundo . Bastian Schweinsteiger também estava em grande forma e mostrou sua classe, mas não marcou nenhum gol. Os maiores favoritos para o troféu individual serão Arjen Robben e Wesley Sneijder, da Holanda . David Villa será o favorito espanhol. É uma alegria vê-lo jogar. É o sonho de qualquer treinador.



Tirando os times mencionados antes, tem sido um torneio de favoritos fracassados. A Itália , campeã de 2006, e a França , finalista, fizeram um torneio horrível. Qual é a razão para seus fracassos?

Lothar Matthaus:

Fica muito claro o que aconteceu com a Itália . Os que mandam não conseguiram tomar decisões claras após a vitória na Copa de 2006. Eles não pareciam com vontade de vencer de novo e pareciam estar cansados. Foi bem triste ver a Itália jogando assim. Com a França , é um pouco mais complicado. Seria errado culpar o técnico Raymond Domenech por tudo o que aconteceu. Os jogadores também devem olhar bem para seu comportamento. É necessário para que comecem tudo de novo.

Em uma nota pessoal, muitas fontes na imprensa noticiam que você pode assumir o time de Camarões . Estes rumores tem alguma coisa de verdade?

Lothar Matthaus:

É verdade que eles me querem como novo treinador. Estou falando com a pessoa responsável pela Federação Camaronesa. Teremos que esperar e ver se chegamos a um acordo nas próximas semanas.

Você provavelmente está cansado de responder a essa pergunta, mas vou fazê-la de qualquer jeito: por que Lotthar Matthaus ainda não trabalhou como técnico na Alemanha ?

Lothar Matthaus:
Você teria que perguntar para os dirigentes dos 18 clubes da Bundesliga. Eles saberão melhor sobre isso.

Finalmente, quem vencerá a Copa do Mundo ?

Lothar Matthaus: Baseado na sua impressionante performance contra a Alemanha , eu diria que a Espanha . Xavi, Iniesta e Villa- isso é simplesmente o melhor que o mundo do futebol pode oferecer no momento.

Autor: Por Johannes Rupprechter, Goal.com Alemanha


 

 
Deixe seu comentário



Siga o Esporte Brasil
BRASIL
Notícias